Destinado a artigos e informações de interesse público geral com ênfase ao que rola nos municípios do interior do Brasil. Prestação de serviços nas áreas de educação, saúde e ambiente.
sábado, 7 de janeiro de 2012
Clima e Sustentabilidade
Clima e Sustentabilidade
O engenheiro químico Nelson Calafate encerrou sua carreira de mais de 60 anos de trabalho com a palestra “As transformações climáticas-políticas de sustentabilidade ambiental”, no dia 09 de novembro, no Clube de Engenharia. O tema escolhido para esse último compromisso não poderia ser mais relevante: cerca de 9 bilhões de gás carbônico (CO2) são produzidos anualmente em todo o mundo. Destes, apenas 2 bilhões são absorvidos pelo mar. Os outros 7 bilhões restantes se somam anualmente aos 800 bilhões de toneladas de gases que formam um manto que cobre a atmosfera e aquece o planeta. Fora isso, apenas 1% da água doce do planeta está disponível para consumo humano.
Nelson chamou atenção para o caráter multidisciplinar do assunto. “A construção de um futuro ecologicamente sustentável passa por todas as áreas da sociedade. Vai desde o químico até os economistas. Se continuarmos produzindo CO2 como fazemos desde a Revolução Industrial, a catástrofe é certa”.
Para um país que tem os agronegócios como uma de suas forças motrizes, o debate torna-se essencial. Em 500 anos, 30% das florestas foram desmatadas, cerca de 2,5 milhões de metros quadrados. Só nos últimos 10 anos, 230.000 km² de Amazônia virão pasto ou plantação. “O grande desafio desse e dos próximos governos será incentivar a expansão e fortalecimento da agropecuária sem condenar as florestas”, alertou Nelson. O evento produzido pelas divisões técnicas de Segurança (DSG), Ambiente (DEA) e Engenharia Química (DTEQ), contou com a presença do presidente do Crea-Rj, Agostinho Guerreiro, do Diretor de Atividades Técnicas, Abílio Borges e do presidente do Clube de Engenharia, Francis Bogossian, e marcou o relançamento do livro de Nelson: Nas andanças do tempo, oitent’anos de danças.
Fonte: site o Clube de Engenhariaa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário