PRIMÓRDIOS DA MINERAÇÃO (!)
Os rejeitos eram lançados manualmente em locais próximos.
Os veios que penetravam nas encostas eram perseguidos por galerias perfuradas
com ponteiros e malhos e, quando necessário, eram detonados também com
pólvoras caseiras. O minério era em seguida carregado igualmente por pás em
carrinhos de mão. Os poços verticais ou inclinados, que se faziam necessários para
acompanhar as camadas ou veios, eram perfurados da mesma forma, sendo o
minério içado em baldes de madeira por sarilhos manuais. O transporte mais longo
era feito em carroções por tração animal. As aberturas eram sempre de seções
acanhadas, pouco iluminadas, dificultando o trabalho e causando danos à saúde dos
operários (a maioria escravos) que nelas trabalhavam. A falta de conhecimento
geológico dificultava sobremaneira o trabalho.
As primeiras lavras mais sofisticadas foram as de ouro, que apareceram com a
abertura da Mina da Passagem, em Mariana, em 1819, pelo Barão de Echewege,
seguida por várias outras; a principal delas foi a Mina Velha da Saint John Del Rey
Mining Co., em Nova Lima, em 1834, em Minas Gerais. Essas duas minas citadas,
mas principalmente a Mina Velha de Morro Velho, eram consideradas na época
como exemplos no emprego de tecnologia e serviam de referências mundiais, no
que dizia respeito a lavras subterrâneas. Supõe-se que essas minas tenham sido
implantadas com a melhor técnica existente na época, trazida pelos engenheiros,
seus capitães de mina e mineradores ingleses (provavelmente de Cornwall) e de
alemães, treinados nos seu países de origem.
( !) BASEADO EM TRABALHO DO ENGENHEIRO DARCY JOSÉ GERMANI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário