domingo, 14 de setembro de 2014

Museu de Geologia

Museu de Geologia

A CPRM possui em Porto Alegre um museu de geologia, criado em janeiro de 1995, que tem por missão promover a divulgação das geociências, mostrando a beleza do reino mineral e difundindo seus fundamentos científicos.

Museu de Geologia da CPRM não se limita a exibir belos cristais ou exóticos arranjos de minerais. Ele promove exposições, palestras em escolas, intercâmbio com outros museus e colecionadores, doações a escolas e alunos, além de manter um serviço gratuito de orientação técnica e científica sobre questões relativas aos minerais, rochas e fósseis.

Quem mais visita o museu são as escolas, tanto de Porto Alegre como de outras cidades gaúchas. Os alunos da quinta série do Ensino Fundamental (que estão estudando rochas, minerais e fósseis) e os que estão concluindo o Ensino Médio (e buscam definir sua profissão) destacam-se entre os visitantes, mas várias turmas da pré-escola e de universidades já estiveram lá.

Nesses 12 anos de existência, o museu reuniu um bom acervo, onde podem ser vistos minerais de 23 estados brasileiros e de 52 outros países, incluindo raridades como tectitos, meteoritos e minerais de bórax (que o Brasil não produz), além de pedras preciosas brutas (100 tipos) e lapidadas (62 tipos). A lulzaquita, mineral que se tornou conhecido no início do ano 2000, está lá também e talvez seja o único espécime no Brasil. Veja ainda minerais menos raros, porém mais famosos, como ouro (em forma de pepita) e diamante.

Pelo trabalho de divulgação das ciências da Terra feito junto à comunidade, através do Museu de Geologia, a equipe da Superintendência Regional de Porto Alegre ganhou uma menção honrosa no Prêmio Qualidade CPRM em 1996.

Em 1997 a equipe do Museu de Geologia ganhou outra menção honrosa, desta vez concedida pela própria Superintendência de Porto Alegre: o Prêmio Destaque, ali criado para recompensar os colaboradores internos e externos que tenham se sobressaído nas atividades desenvolvidas nos últimos 12 meses.

No final do ano 2000, o Brasil Online incluiu o site do Museu de Geologia da CPRM entre os dez melhores do Brasil na categoria Arte e Cultura.

Se você quer aprender mais sobre pedras preciosas, cristais, fósseis etc., seu caminho é o Museu de Geologia. Se você é colecionador e quer aumentar sua coleção, venha conferir o que ele tem para lhe oferecer e veja, neste site, as orientações para colecionadores.

Horário de funcionamento
As visitas podem ser feitas nos dias úteis, entre 9h e 12h ou entre 14h e 17h. Para visitas em grupo, o museu coloca à disposição um técnico que orienta e acompanha os visitantes, solicitando-se, neste caso, contato prévio para acertar data e horário.

Comunique-se conosco pelo telefone (51) 3406-7300, pelo fax (51) 3406-7312 ou pelo endereço eletrônico museugeo@cprm.gov.br.

Endereço
O Museu de Geologia fica na Rua Banco da Província, 105, no bairro Santa Teresa. É permitido usar o estacionamento da CPRM. De ônibus, utilize a linha 195 (TV); e de táxi-lotação (não recomendável), a linha Menino Deus.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

PESQUISAS NO rn

O Centro Potiguar de Geociências (CPGeo) participará com um estande na Expogef 2011 e fará apresentações técnicas no 12º Congresso Internacional da SBGf (12º CISBGf), que será realizado de 15 a 18 de agosto no Rio de Janeiro.Atuando há quatro anos com processamento de sísmica de reflexão 2D e 3D, utilizando softwares comerciais e próprios, a CPGeo pretende apresentar seus novos produtos de pesquisa nas áreas de CRS (Common Reflection Surface), Correções Estáticas, Realce das Altas Frequências e processamento de dados sísmicos adquiridos com fonte vibradora.